top of page
Motor aquecido: o que fazer

   O superaquecimento do motor é um dos problemas mais perigosos e comuns relatados em oficinas. Um motor deve trabalhar na temperatura entre 90 a 100 C e o aquecimento acima desta temperatura pode causar diversos danos como a queima da junta do cabeçote ou  deformação nas paredes dos cilindros, de qualquer forma isto significa um gasto de uma grande quantia de dinheiro e muita dor de cabeça.

    O motivo mais comum para o aquecimento é a falta de água ou óleo, geralmente vem de vazamentos, que são facilmente indentificáveis, e  podem ser fruto de desgaste em alguma conexão ou braçadeira.

   Se seu veículo começar a aquecer existem alguns procedimentos que podem auxiliar como por exemplo  desligar o ar condicionado, e assim exigir menos do motor, outra opção é ligar o ventilador do painel na opção de puxar o ar de fora, assim irá retirar um pouco de calor do sistema do motor. Se com estes procedimentos a temperatura não começar a descer, desligue o motor e verifique se a ventoinha está entrando e veja se o nível de água/aditivo está ok. Jamais dirija com o  motor superaquecido, os danos são sérios e  muitos dispendiosos

Existem diversos motivos que podem causar aquecimento do motor, as mais comuns listamos abaixo:

Falta de água ou de aditivo,

Baixo nível de óleo do motor

Falhas no termostato, que podem causar falha no disparo da ventoinha.

Mal funcionamento da bomba d´água ou

Furos no radiador

Vazamentos nas mangueiras

Braçadeiras ou conexões desgastadas.

Correias.

Hélice Brasil

      A Hélice Brasil é uma hélice de alta performance dimensionada para dar uma vazão de ar adequada para resfriar a água circulante nos capilares do radiador. Todos os nossos modelos são montados com pás injetadas em nylon 66 com 30% de fibra de vidro em um centro de alumínio SAE-305. As pás possuem o perfil "airfoil" e são anti-faiscantes e anti-chamas. Nossos modelos podem variar o ângulo de ataque, proporcionando assim um dimensionamento perfeito.

    

bottom of page