top of page
Refrigeração de Motores Diesel

      A adequada refrigeração de um motor é de extrema importância para a vida útil de todo o sistema, o conjunto hélice-radiador tem que estar muito bem dimensionados para proporcionar ao sistema inteiro a troca de calor necessária, para que o motor trabalhe na temperatura correta. No caso de motores diesel veiculares de grande porte, utilizados em caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, muitas vezes este sistema não funciona como deveria, devido ao excesso de esforço do conjunto ou a incorreta manutenção, sendo o aquecimento do sistema a principal causa da perda do motor e de danos ao sistema, como junta do cabeçote queimada/rachada ou ainda a deformação das paredes dos cilindros, o que geralmente causa perda total ao motor devido ao custo de reparo/troca de peças.

Temperatura de trabalho

     Segundo (Barger, Liljedahl, Carleton, & McKibben, 1966), apenas 35% do calor total da combustão é transformado em trabalho efetivo. O restante (65%) é liberado para o meio ambiente por radiação direta, perdas por atrito, gases da descarga e pelo próprio sistema de arrefecimento. O Sistema de arrefecimento tem como objetivo retirar o excesso de calor do motor mantendo a temperatura na faixa de 85-95o C.

A Hélice

    Existem diversos modelos de hélices disponíveis no mercado, infelizmente alguns  não são muito eficientes ou bem dimensionados e causam muitos problemas. O correto dimensionamento da hélice é de fundamental importância para garantir que o radiador receba um volume de ar suficiente para sua refrigeração.

Hélice de "chapa": Hélices metálicas de ângulo fixo, pouco robustas, e perfil de pás geralmente muito deficientes. Muito utilizadas nas décadas de 80/90, por seu custo baixo, hoje a maioria das hélices metálicas estão utrapassadas.

​Hélice de ferro: Hélice muito pesada e por isso também ultrapassada, muito usada nos motores Caterpillar até a década de 90. A questão do peso é muito importante devido ao torque necessário para começar a movimentar a hélice do momento de inércia. Exige mais esforço do sistema de encaixe (rolamento, polia, eixo)

Hélice de madeira: Feita em uma única peça e com custo muito elevado, geralmente é utilizada na indústria aeronáutica. São  feitas em uma única peça assim e mais frágeis do que os outros modelos.

Hélice de plástico: São atualmente as mais utilizadas, por serem leves e resistentes.

Hélice Brasil

      A Hélice Brasil é uma hélice de alta performance dimensionada para dar uma vazão de ar adequada para resfriar a água circulante nos capilares do radiador. Todos os nossos modelos são montados com pás injetadas em nylon 66 com 30% de fibra de vidro em um centro de alumínio SAE-305. As pás possuem o perfil "airfoil" e são anti-faiscantes e anti-chamas. Nossos modelos podem variar o ângulo de ataque, proporcionando assim um dimensionamento perfeito.

    

bottom of page